Direitos e deveres
Num esforço conjunto em prol da saúde do Servidor, o Sintrapp juntamente com o Sesmet e o Cerest estão reconstituindo a Cipa
 

Há muito tempo o sindicato vem cobrando da administração o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) para que se tenha a possibilidade da prevenção dos adoecimentos e acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho.

No início deste ano, conforme pauta de reivindicações da data base, o Sintrapp solicitou da  administração parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet) para desenvolverem um projeto preventivo de saúde voltado aos servidores municipais.

Após constituída a Comissão para elaboração do projeto preventivo, começamos a nos reunir para pensar o projeto e logo foi reconhecido pelos integrantes do grupo a necessidade de reconstituir a Cipa.

A Cipa é uma Comissão constituída por trabalhadores  eleitos pelos seus pares e por trabalhadores indicados pela administração, para cuidar das condições e segurança do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde  do trabalhador.

Os membros que compõe a Comissão para elaborar o Projeto Preventivo fizeram uma reunião no dia 6 de outubro com os servidores indicados pela administração para compor a Comissão Eleitoral  da Cipa. Vários encaminhamentos foram dados, ficando acordado todo o processo eleitoral.

Essa é uma grande conquista  para nós trabalhadores, pois passamos grande parte de nossa vida no trabalho e, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Mas para que a Cipa esteja realmente a serviço da segurança e da saúde dos trabalhadores, é fundamental participarmos ativamente e estarmos sempre atentos para que a CIPA não seja apenas uma  fachada ou um mero cumprimento da lei, o espaço da CIPA deve ser valorizado e utilizado.

Por isso, o Sindicato reafirma mais uma vez a importância de nós servidores estarmos atentos  e participando do processo eleitoral, inscrevendo-se ou votando.Os servidores efetivos que estiverem interessados em compor a Cipa podem realizar as inscrições para concorrer à eleição do dia 13 ao dia 26 de outubro, das 8h às 17h. Elas devem ser feitas com os integrantes da Comissão Eleitoral das respectivas secretarias. Já a eleição da Cipa irá ocorrer no dia 12 de novembro das 8h às 16h30.

Confira abaixo as fotos da reunião da Comissão: