Direitos e deveres
Servidor pode participar de palestra sobre acidentes do trabalho
 

Os servidores municipais de Presidente Prudente e região podem participar, na próxima sexta-feira (8), da palestra “Acidente do trabalho e doenças ocupacionais: direitos e deveres do empregado e do empregador”, ministrada pelo professor Fernando Batistuzo Gurgel Martins. Será das 18h às 19h, no salão nobre da Toledo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente por um link disponibilizado pelo site da faculdade.

Este assunto tem despertado crescente interesse em toda a sociedade, em virtude dos graves impactos sócio-econômicos que podem ser causados por apenas um único acidente. A ocorrência de um acidente do trabalho afeta não só o trabalhador diretamente, mas também o empregador e, indiretamente, toda a sociedade.

Diretamente afeta o trabalhador em razão dos inúmeros prejuízos sofridos, materiais e morais; o empregador, por conta do reflexo negativo financeiro e social para sua empresa; a sociedade, em decorrência de suportar os ônus da manutenção do grande número de trabalhadores afastados de suas funções laborais, causando imensurável prejuízo ao país. Todos estes reflexos são causados pela não observância de direitos e deveres recíprocos presentes na relação de trabalho, inobservância a qual, por sua vez, gera outros direitos e deveres para empregador e empregado.

Durante o evento, serão abordados temas ligados diretamente ao dia-a-dia de todos no âmbito das relações de trabalho. Serão abordados tópicos como “A importância do tema e da prevenção”; “O que é acidente do trabalho e doenças ocupacionais (diferença de significados)”; “Porque um acidente do trabalho ocorre”; “Quais as medidas preventivas contra acidentes do trabalho”; “As consequências materiais e morais de um acidente do trabalho para o empregado e para a empresa”; “Os direitos do empregado e da empresa”; e “Os deveres do empregado e da empresa”.

Palestrante

O professor Fernando Batistuzo Gurgel Martins é Mestre em Direito Constitucional - Sistema Constitucional de Garantia de Direitos - Direitos Fundamentais e Inclusão Social e Garantias de Acesso à Justiça e Concretização de Direitos, pela Instituição Toledo de Ensino (ITE) de Bauru (SP); é Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (SP); professor da graduação de Direito do Trabalho - Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (FIAET/PP); professor em cursos de Pós-Graduação (especialização), e em Curso Preparatório para Concursos Públicos; além de palestrante e advogado.

Serviço

Acesse o link a seguir para realizar sua inscrição: http://www2.unitoledo.br/palestra/.