Agentes de Saúde, de Endemias e de Zoonoses conquistam o Piso Salarial

Agentes de Saúde,  de Endemias e de Zoonoses conquistam o Piso Salarial

Na sessão da Câmara desta segunda feira, 08, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores o Projeto de Lei de autoria do executivo que trazia a adequação do Piso Salarial dos Agentes de Saúde (ACS), de Endemias(ACE) e de Zoonoses(ACZ) conforme a Emenda Constitucional nº 120/2022, que fixa em dois salários mínimos o piso salarial nacional, retroativo ao mês de maio. O Projeto de Lei também trouxe o realinhamento da referencia dos referidos profissionais do município.

Os agentes de Saúde, de Endemias e de Zoonoses, junto ao Sintrapp, já vinham em constante negociação para o cumprimento da Lei do Piso, haja visto que a prefeitura já havia recebido o repasse por parte do Governo Federal. Com a aprovação do PL, mais de 300 profissionais (ACE, ACS e ACZ) serão beneficiados com o pagamento do novo piso, uma conquista merecedora que já havia sido aprovada em maio deste ano, porém a prefeitura de Prudente ainda não tinha feito a adequação.

Para o diretor Sérgio que também é agente de saúde, a aprovação desse projeto ameniza as grandes perdas sofridas por esses trabalhadores(as) e valoriza esses profissionais que estão no dia a dia da população e que também são essenciais para a política pública de saúde do município.
O novo piso salarial dos ACS, ACE e ACZ será pago ainda no mês de agosto e contará também com o pagamento retroativo dos meses de maio, junho e julho na mesma folha salarial.

Para a presidenta Luciana Telles, após uma longa trajetória, o cumprimento da Lei por parte da Administração, representa um passo importante para a consolidação da carreira desses servidores(as). O servidor(a) público precisa ser valorizado. Se temos serviço eficiente, temos uma sociedade feliz e bem tratada. Pontua.

O Sintrapp tem oficializado as prefeituras de toda sua base de atuação cobrando o cumprimento da Lei. Os agentes de Saúde são a porta de entrada do usuário no Sistema de Saúde. “No dia a dia, enfrentamos muitas coisas que as pessoas não vêem. Além do ganho financeiro, este reajuste representa a valorização destes trabalhadores(as) ”, pontua o ACE, Paulo Garcia Fernandes

Autor: Tania Brandão

2 Comentários

Valdir Leite dá silva Publicado em8:01 pm - out 17, 2022

Sou de Itaquaquecetuba sou ag dê controle de zoonoses nao recebemos esse alimento com o fazer

    imprensa Publicado em9:37 am - out 18, 2022

    Bom dia, Valdir! Recomendamos que entre em contato com o sindicato dos servidores do seu município para propor a reivindicação.