Sapru se prepara para acolher população de rua no inverno

Sapru se prepara para acolher população de rua no inverno

A previsão para os próximos dias é que a temperatura caia até atingir 6º às seis da manhã do sábado. Para os que estão aquecidos em seus lares, o friozinho vem sem grandes complicações, provavelmente acompanhado de bebidas quentes e agasalhos pesados. Já para os que estão em situação de rua, o frio é um grande problema a ser enfrentado.


Pensando nisso, o Serviço de Acolhimento para Situações de Rua, conhecido como Casa de Passagem, da Secretaria de Assistência (SAS) está preparado para acolher todas e todos que precisarem fugir do frio das ruas. Trabalhando em parceria com outros serviços da que também atendem a essa população, a Casa de Passagem espera que o número de acolhidos dobre nestes dias de inverno, chegando a 60 pessoas.


De acordo com a Secretária de Assistência Social de Prudente, Fabiana Macedo, que também é servidora municipal, o ambiente está preparado com roupas de frio e cobertores. “Uma parte do que foi arrecadado pela Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social, é destinado aos serviços da assistência, para ajudar os acolhidos”, comenta a responsável pela pasta. Além do pernoite, também é oferecida alimentação e banho aos que precisam. Profissionais realizam o atendimento assistencial, psicológico e jurídico.
Fabiana comenta que além do acolhimento feito pelo SAPRU, servidoras e servidores do CREAS POP costumam visitar, semanalmente, os locais onde se concentram as pessoas em situação de rua, oferecendo os serviços de assistência social e acolhimento disponibilizados pela prefeitura.


Sobre o serviço, a diretora sindical e técnica do Sapru, Margareth Marques, da SAS, informa que o acolhimento visa desenvolver condições para a independência e o auto – cuidado e promover o acesso à rede de qualificação e requalificação profissional com vistas à inclusão produtiva. Também lembra que o acolhimento realizado pelas servidoras e servidores é feito com todo o carinho. Ressalta ainda que “as acolhidas e acolhidos, neste frio, sempre precisam de meias masculinas e esta é uma peça de roupa que geralmente falta”. Para fazer a doação deste tipo de roupa e outros, O SAPRU fica na rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, nº431 (Fundos), no Jardim Marupiara.


Se você vir alguém em situação de rua que está precisando de ajuda, ligue na Casa de Passagem e informe o local onde se encontra essa pessoa. Servidores irão até ela para oferecer o serviço de acolhimento. O telefone é o (18)3223-6252, funcionamento ininterrupto.

Autor: Itamar Batista