Servidores atendem população em situação de rua no Pum

Servidores atendem população em situação de rua no Pum

A partir de hoje (25), a Secretaria de Assistência Social (Sas) de Prudente fará plantões diários no Parque de Usos Múltiplos (Pum) voltados às pessoas em situação de rua. A ação, que já era desenvolvida no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), teve seu local alterado seguindo as recomendações para evitar o contágio e propagação da Covid-19. De acordo com a secretária responsável pela pasta, Fabiana Sales Macedo, o local foi escolhido por oferecer mais espaço para o trabalho.

Foi oferecido café, das 08h às 11h30, e também um kit com alimentos e itens de higiene aos atendidos. No local, aqueles que tiveram interesse também puderam tomar banho e foram dadas orientações sobre os cuidados a serem tomados por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus. De acordo com estimativas, cerca de 50 pessoas foram atendidas hoje. “Este é o primeiro dia, não sabemos se a demanda vai aumentar ou diminuir”, conta a secretária. Nos últimos dias, uma equipe da Sas divulgou visitou os locais onde as pessoas em situação de rua costumam ficar para divulgar a ação.

12 funcionárias e funcionários desenvolveram os trabalhos utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Entre eles, a assistente social Andressa Gonçalves da Silva, que enfatizou a importância da ação ser desenvolvida no novo local e também da relevância social do serviço de assistência. “O nosso trabalho é garantir que essas pessoas tenham os seus direitos resguardados e seja preservada a sua dignidade”, destacou. 

Autor: Itamar Batista