Sindicato cobra ações de proteção à saúde dos servidores

Sindicato cobra ações de proteção à saúde dos servidores

O momento inspira cuidados, prevenção, isolamento e conscientização. O Sintrapp está acompanhando de perto o avanço da pandemia no país e nos casos suspeitos em Prudente e região. Em Presidente Prudente, o sindicato tem cobrado da administração e secretariados medidas de segurança como equipamentos de proteção individual para as servidoras e servidores que estão na linha de frente e que fazem parte dos serviços essenciais e medidas de prevenção aos trabalhadores que estão enquadrados no grupo de risco.

O Sindicato recebeu, por meio de conversas com servidoras e servidores, várias reclamações relacionadas às medidas adotadas pela prefeitura. Ontem (23), foram enviados dois ofícios relacionados à pandemia pelo novo Coronavírus.

À secretaria de obras, o Sintrapp solicitou que a jornada dos servidores da secretaria seja reduzida para evitar aglomerações e também sejam providenciados, para os trabalhadores, equipamentos adequados para proteção e prevenção, como sabonete líquido, álcool em gel, máscaras, luvas e vestimentas adequadas. Além disso, também foi solicitado que sejam dadas as devidas orientações sobre a utilização adequada dos itens acima. Atualização: Depois do protocolo do ofício, feito ontem (23), a secretaria de Obras e Serviços decidiu reduzir a carga horária dos trabalhadores como forma de diminuir as chances de contágio da COVID-19.


Já ao serviço de medicina do trabalho, o sindicato pediu esclarecimentos relativos aos procedimentos adotados quanto às solicitações de afastamento feitas por servidoras e servidores que fazem parte do grupo de risco da COVID-19.


A Secretaria de Assistência Social- SAS, também foi notificada, uma vez que as servidoras e servidores dessa pasta também fazem parte dos serviços essenciais, estando ligados diretamente com o atendimento à população. O Sindicato também cobrou o fornecimento de EPIs que possam servir de proteção contra o Coronavírus, e que a secretaria disponibilize aos trabalhadores e trabalhadoras vacina contra a gripe.
Atualização: Depois do protocolo do ofício, os trabalhadores receberam orientações como forma de diminuir as chances de contágio da Covid-19, tiveram redução da jornada e foi fornecido álcool em gel.

Sintrapp solicita medidas de prevenção aos Agentes Comunitarios

Dentro das reivindicações feitas pelo Sintrapp à Secretaria de Saúde para este momento de pandemia, estavam inclusos pedidos especificos aos Agentes Comunitários de Saúde, como a suspensão da coleta em assinaturas nos cadernos que ACSs usam nas visitas, bem como no boletim que é usado nas visitas de BBC (BLOQUEIO CASA A CASA) que realizam nos mutirões de combate a dengue; também o Fornecimento de EPIs que possam servir de proteção contra o CORONAVÍRUS (para cada ACS e em quantidade suficiente); e a Redução da carga horária ou trabalho em escala de revezamento dos ACSs nesse período visando proteção da saúde destes profissionais; e a Intensificação nos cadastros do e-SUS.

Em reposta ao oficio 0134/2020, nesta quarta feira, 8 de abril o secretário de saúde acatou parte das solicitações do Sintrapp e suspendeu as visitas e coletas de assinaturas nos cadernos que ACSs usam nas visitas . Ainda sobre o pedido de redução de jornada, o secretario informou que não compete a ele opinar sobre essa demanda, mediante aos Decretos Municipais já divulgados.


Estou no grupo de risco e preciso me afastar do trabalho. O que devo fazer?

Para o engenheiro do trabalho, Alvaro Benini, os servidores que se fazem parte do grupo de  risco deverão fazer o isolamento social.  É necessário informar a chefia de unidade local, preencher um requerimento solicitar que a própria unidade faça o envio do pedido por meio do 1DOC, para o SESMT. Vale lembrar que não é recomendado nem necessário levar o documento presencialmente até o serviço.




Autor: Tania Brandão e Itamar Batista

1 comentário até agora

Kátia Barrera tuninatto de Souza Publicado em11:21 am - mar 24, 2020

Bom dia.
Estou no grupo de risco, porém sou da saude, acs, essa orientação não eh valida pra essa categoria?