Sintrapp apresenta reivindicações para o Conselho Municipal de Saúde-CMS

Com o intuito de apresentar reivindicações das servidoras e servidores da área da saúde, o Sintrapp participou na noite desta quarta-feira (30) da reunião virtual do Conselho Municipal de Saúde através da presidenta Luciana Telles e dos diretores Sergio Diniz e Sonia Auxiliadora. Dentre as reivindicações estava o Piso dos Agentes de Saúde que não esta sendo cumprido pela administração local. O diretor Sergio que também é um Agente de Saúde expôs aos conselheiros a situação referente ao Piso dos ACS e ACE previsto no artigo 198, §5º da Constituição Federal, uma vez que o Sintrapp já reivindicou a adequação junto a prefeitura mas teve o pedido negado, alegando que os Agentes de Saúde já recebem além do piso. O que não é verdade.
O diretor também explicou que o Piso Nacional dos Agentes, ficou congelado quatro anos e depois de muita luta em 2018, foi determinado um escalonamento em três parcelas da correção dos atrasos, contando a partir de 2019, chegando em 2021 ao valor de R$ 1.550,00.
O presidente do Conselho Valdinei Wanderly se prontificou em agendar uma conversa com a administração a fim de entender a justificativa do prefeito, além solicitar novas informações e depois agendará uma nova reunião com a participação do Sintrapp.
Outra reivindicação pontuada pela presidenta Luciana Telles foi a luta dos profissionais da enfermagem pela aprovação do Pl 2564. Na oportunidade a presidenta solicitou que o Conselho venha engrossar a luta pela aprovação do Projeto na íntegra, atendendo assim as demandas históricas dos profissionais, que há três décadas lutam pelo reconhecimento de direitos básicos, como piso e jornada. O pedido foi acatado pelo presidente do Conselho, Valdinei, bem como pelos conselheiros Eliana Regina, Amarildo, representantes dos servidores e pelos conselheiros dos demais segmentos.

Autor: Tânia Brandão