Sintrapp encerra mês da mulher com exibição de filme

Sintrapp encerra mês da mulher com exibição de filme

De acordo com o dicionário, Sufrágio significa o processo de escolha por votação ou o voto em uma eleição. Este é o tema do longa-metragem que foi exibido na noite do dia 29, no Centro Cultural Matarazzo, atividade que finalizou os eventos direcionados à luta da mulher. O filme As Sufragistas trata da história do movimento britânico homônimo que se originou da luta pela conquista do direito ao voto das mulheres. O filme retrata o drama real das mulheres que buscavam a conquista de um direito que, hoje, é considerado trivial. Dá para acreditar em que houveram tempos em que mulheres não tinham sequer o direito ao voto?

Depois da exibição do filme foi organizada uma roda de conversa sobre onde foram debatidas questões como o número de feminicídios no Brasil, violência contra a mulher, trabalho infantil e as condições de trabalho.

 

O filme traz para a reflexão que as mudanças necessárias para melhores condições de vida e de trabalho acontecem, apenas, por meio da luta. Este, retrata o momento pelo qual trabalhadoras e trabalhadores, em especial servidoras (es)  enfrentam: a busca de garantia de direitos e manutenção das conquistas históricas.

Autor: Itamar Batista e Tania Brandão