SINTRAPP está presente na conferência de saúde de Prudente

SINTRAPP está presente na conferência de saúde de Prudente


Hoje (22), até o fim da tarde, acontece a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Presidente Prudente. Para a diretora do SINTRAPP e Conselheira Municipal de Saúde, Liara Cristina, “este tipo de evento é de extrema importância porque é nestes espaços em que o Controle Social pode atuar de uma forma muito efetiva. Isso não pode ser deixado de lado”. Ainda de acordo com Liara, as conferências têm um papel importantíssimo no âmbito do levantamento de pautas e elaboração de diretrizes específicas. Para este ano, o tema do evento é “A Consolidação do SUS para a Manutenção do Direito à Saúde”.
Na dianteira da conferência está o Conselho Municipal de Saúde (CMS) o presidente do órgão, Fabio Ortiz, destaca a relevância da conferência no sentido de levantar as demandas para estabelecer novas diretrizes em Saúde. De acordo com ele e com a diretora Liara o CMS tem o papel de fiscalizar e acompanhar a prestação do serviço público em saúde que é oferecido no município por meio de diversas comissões. É feita a análise das contas e também apuração de denúncias feitas por munícipes.
As reuniões do conselho acontecem em todas as últimas quartas-feiras do mês no prédio da Câmara Municipal de Prudente. Além disso, conforme demanda, também são realizadas reuniões em locais e bairros específicos, para apurar e atender melhor as questões de cada ambiente.
Atualmente o município de Presidente Prudente conta com 63 unidades de saúde e 24 equipes da Estratégia da Saúde da Família. Dessas, 2 são unidades de Pronto Atendimento que funcionam 24h por dia e 2 são Prontos-Atendimentos. Um no Jardim Santana e outro na Cohab.

Autor: Itamar Batista