SINTRAPP participa do 13º Congresso da CUT

SINTRAPP participa do 13º Congresso da CUTFoto de Roberto Parizzotti

Com o tema “Sindicatos fortes, Direitos, Soberania e Democracia”, o 13º Congresso Nacional da CUT (Concut)  aconteceu de  07 à 10 de  outubro, na Praia Grande (SP).

O objetivo do evento foi organizar os sindicatos, os trabalhadores e as lideranças dos movimentos sociais do campo e da cidade para enfrentar os desafios do novo mundo do trabalho, que inclui a precarização e a retirada de direitos. 

O SINTRAPP participou do evento  através da  presidenta Luciana Telles e  do  diretor Josué de Souza Santos. Para a presidenta o Congresso contribui para fortalecer o movimento sindical. Durante os 3 dias  intensificamos o debate, para  definir  estratégias e elaborar um plano de lutas contra os retrocessos e os ataques aos direitos da classe trabalhadora, comenta a presidenta.

O 13º Concut acontece no ano que a Central completa 36 anos de história de lutas e conquistas e em que, paralelamente, o Brasil vive uma das piores crises econômicas e sociais e tem um governo de extrema direita, ligado ao empresariado e ao mercado internacional que em apenas nove meses atacou vários direitos conquistados com muita organização, resistência, mobilização e luta.

Outro ponto importante nesse congresso foi que  quase 50% dos delegados foram mulheres, o que representou uma participação histórica da representação feminina. No último dia de Congresso, os delegados elegeram  a nova direção executiva da CUT para o periodo 2019-2023.

Para a presidência da entidade foi eleito por unanimidade o metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre. A vice-presidência será ocupada pelo representante do sindicato dos Bancários, Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Vagner Freitas, presidente por dois mandatos de sete anos. A Secretaria-Geral será comandada pela primeira vez nos 36 anos de CUT por uma mulher, a trabalhadora rural, Carmen Foro.

Confira a composição completa da nova diretoria eleita no link abaixo

ttps://www.cut.org.br/noticias/sergio-nobre-e-eleito-presidente-da-cut-por-unanimidade-7180

Autor: Tania Brandão