Sintrapp reivindica que o Piso dos Agentes seja aplicado ao salário base e também se estenda aos ACZs

Sintrapp reivindica que o Piso dos Agentes seja aplicado ao salário base e também se estenda aos ACZs

O sindicato protocolou ofício que defende que o Piso Nacional dos Agentes incida diretamente sobre o salário-base da categoria, haja vista que a diferença foi adicionada à parte no holerite das servidoras e servidores. Na prática, isso faz com que o valor não seja considerado para diversos fins, além de que a lei traz que deve ser no piso e não como diferença salarial.

Ainda no ofício, foi reivindicado que a adequação seja estendida também aos Agentes de Apoio de Zoonozes, os ACZs. Isso foi feito porque o texto da Lei do Piso não abrange esta parcela dos agentes. Porém, o Sintrapp destacou que os ACZs sempre tiveram o mesmo salário dos outros agentes e agora, na última atualização do Piso, eles não foram beneficiados.

O Agente de Saúde e diretor do Sintrapp, Sergio Diniz, enfatiza que “a luta dos agentes é pautada em cobrar que a Lei do Piso seja cumprida na forma correta porque o Governo Federal envia verba específica para pagamento da categoria”. O diretor ainda comenta que cumprir o Piso de forma integral faz parte de uma estratégia do Governo para garantir que haja igualdade entre as remunerações dos Agentes em todo o país, fornecendo o mínimo para a valorização da função.



Já a presidenta do sindicato, Luciana Telles, comenta sobre a importância de tais profissionais para a manutenção da saúde da população, prestando o atendimento e os esclarecimentos diretamente na casa dos munícipes. “Os ACEs ACSs e ACZs têm a função de ir até a população, sendo, por muitas vezes, quem oferece a primeira orientação à população e promover a prevenção”, conta.