Trabalho de servidores prudentinos em Odontologia recebe menção em premiação estadual

Trabalho de servidores prudentinos em Odontologia recebe menção em premiação estadual

Foto: cedida

Na última edição do 34° Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do estado, o trabalho “Estratégias de Planejamento para a Retomada dos Atendimentos Odontológicos Eletivos em Tempos de Covid-19” recebeu menção honrosa no 10° Prêmio David Capistrano.

A coordenadora do projeto, Juliane Húngaro, conta que o trabalho, que foi o único da área de Odontologia entre os premiados, refletiu uma experiência de planejamento dos atendimentos odontológicos eletivos durante a pandemia. Por conta da Covid-19, a preocupação era de que os atendimentos disseminassem o coronavírus.

Juliane comenta que, no estudo, foram pensadas três etapas de retomada, dos atendimentos, que seguem o cenário da pandemia de forma gradual. Juliane conta que foi instituído um grupo composto por representantes de todas as funções do serviço e que “tal grupo fez estudos sobre as evidências científicas e orientações de órgãos superiores com o foco em avaliar as necessidades para uma retomada segura dos atendimentos.”

A dentista conta que várias mudanças foram implementadas pelo grupo com o objetivo de proteger a saúde e a vida, tanto da equipe, quanto da população atendida. “Além de aprimorarmos o uso dos EPIs, como máscaras e jalecos, também identificamos a necessidade de colocar divisórias nos consultórios odontológicos compartilhados”, acrescenta.

Autor: Itamar Batista