Unidades desenvolvem atividades de prevenção ao câncer de mama

Unidades desenvolvem atividades de prevenção ao câncer de mama

Conhecido como Outubro Rosa, o mês escolhido para a campanha é marcado por várias ações de combate e prevenção ao câncer de mama. No Brasil, a primeira iniciativa alusiva à luta do mês foi em 2 de outubro de 2002, com iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Desde então, as ações de visibilidade no país se espalharam.

A agenda em Prudente
As 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as 20 Estratégias de Saúde da Família (ESF) realizarão atividades especiais nos dias 5 e 26 deste mês, das 8h às 16h, por conta da campanha. Serão oferecidos à população os seguintes serviços: coleta de preventivo, solicitação de mamografias, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C. Confira:

05/1026/10
UBS Ana JacintaUBS Belo Horizonte
UBS Brasil NovoUBS Cohab
UBS CentroUBS São Judas
UBS GuanabaraESF Ameliópolis
UBS Parque CedralESF Bela Vista
UBS SantanaESF Eneida
UBS São PedroESF Floresta
UBS Vila RealESFs Humberto Salvador I e II
ESF AlvoradaESF Jardim Maracanã
ESF GuanabaraESF Jardim Regina
ESF Jardim CambuciESFs João Domingos I e II
ESF Nova PrudenteESF Maré Mansa
ESF São PedroESF Montalvão
ESF Vila MarcondesESF Morada do Sol
ESF Primavera

Além disso, serão feitas orientações sobre autoexame das mamas, avaliação odontológica e atualização de vacinas.


O Autoexame
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é importante que as mulheres estejam atentas à saúde das mamas. Tal postura é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama. Neste sentido, o autoexame é uma das principais formas de reconhecer os sinais e sintomas abaixo listados.

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no mamilo;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Caso sejam observadas tais alterações nas mamas, a mulher deve procurar avaliação médica. O SUS oferece tratamento gratuito para a doença.

As causas
A idade é um dos fatores mais importantes para desenvolver a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). O ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja oferecida a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

Ainda de acordo com o Inca, No Brasil, o câncer de mama corresponde a 29% dos casos da doença em mulheres. Vale lembrar que homens também podem desenvolver câncer de mama, porém os casos representam apenas 1% do total. Em 2017, foram contabilizadas quase 17 mil mortes de mulheres por conta da doença, sendo 16.724 mulheres e 203 homens.

Para mais informações acesse a cartilha: Câncer de Mama: É preciso falar disso.

Autor: Itamar Batista