Administração indefere atualização do piso dos agentes de saúde

Administração indefere atualização do piso dos agentes de saúde

Administração indefere atualização do piso dos agentes de saúde

Em reposta ao oficio do Sintrapp, a administração informou o indeferimento do pedido de reajuste salarial dos agentes de saúde, que foi atualizado pelo Governo Federal no início de 2021.

O pedido do Sintrapp foi feito em 6 de janeiro embasado na Lei Federal Nº 13.708/18, que fixou o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) no valor de R$1.550,00. Atualmente, na administração prudentina, tais servidores recebem a remuneração abaixo do piso salarial.

Uma das principais justificativas do departamento jurídico da prefeitura foi a de que a lei não abrange a categoria dos ACS e ACE regidos por um regime próprio (o Estatuto do Servidor de Prudente), e por isso não deve ser usada como parâmetro para referência salarial.

O diretor do Sintrapp, que também é ACS, Sérgio Diniz, lembra que em 2014, a remuneração dos Agentes prudentinos ficou abaixo do piso nacional, e foi ajustada para corresponder ao mínimo estabelecido pelo governo. “Vamos dar resposta a este indeferimento e tomar por base o caso que aconteceu em 2014. Se isso já aconteceu uma vez, e a administração adequou o pagamento ao piso, por qual motivo os agentes de Prudente não devem ter seus salários reajustados novamente?”, enfatiza.

imprensa

    Deixe uma resposta