Agentes de Saúde fazem paralisação pelo cumprimento do Piso Nacional

Não é mole não! Ter trabalho e não ter piso na mão! Durante toda a sexta-feira (01°), ACEs e ACSs fizeram este grito ecoar na rampa do paço municipal. Mobilizados na luta pela valorização e pelo cumprimento do Piso Nacional da categoria, marcaram presença e fizeram barulho em frente à prefeitura.

A principal reivindicação é adequar o salário dos agentes para cumprir o Piso Nacional, o que não acontece desde o início do ano de 2021, quando o piso foi reajustado.
O diretor do Sintrapp, Sérgio Diniz, ressaltou por diversas vezes que a diferença representaria R$ 86,00 a mais no salário dos servidores.
A reunião com a administração
Às 10h, uma comissão se organizou para ir até o gabinete do prefeito e tentar uma conversa com o chefe o executivo. Apesar da tentativa, as servidoras e servidores foram atendidos pelos secretários de Administração e de Assuntos Jurídicos.
Durante a conversa, a comissão questionou sobre poder da Lei N°173, do Governo Federal, sobre a atualização do salário pelo piso nacional. A categoria acredita que a atualização do salário conforme o piso deve ser realizada porque a Lei que estabelece o pagamento é anterior ao impedimento gerado pela Lei que congela os salários.
Porém, a situação permanece sem resposta. Das propostas apresentadas, foi decidido que no dia 13/10, às 9h, acontecerá uma nova reunião com a mesma comissão formada, desta vez com a presença do prefeito, para negociar e verificar se existem vontade e interesse político em resolver a situação.

A próxima agenda
Na segunda-feira (04), Dia do Agente de Saúde, os ACEs e ACSs participarão da sessão da câmara municipal para discutir a situação do piso com os vereadores(as) e solicitar o apoio da casa de leis na resolução do problema.
Deixe uma resposta