Atuação do Banco de Leite Humano ajuda a salvar vidas de bebês prematuros

Atuação do Banco de Leite Humano ajuda a salvar vidas de bebês prematuros

Atuação do Banco de Leite Humano ajuda a salvar vidas de bebês prematuros

Orientar as mães sobre a importância da doação, conseguir novas doadoras, ensinar como fazer a coleta, buscar os recipientes com o leite na casa de cada uma. Estas são as funções do Banco de Leite junto às doadoras.

O trabalho se inicia pela coleta dos recipientes com o leite doado, que é feita pelo motorista e uma auxiliar de enfermagem. Cada unidade é analisada pelo laboratório para verificar se está em condições para ser utilizado (vez que o leite é encaminhado para bebês prematuros em UTIs Neonatais). Cada bebê possui necessidades diferentes de nutrientes, gorduras, vitaminas e carboidratos. Cada leite também possui níveis diferentes desses compostos. Feita a análise, o leite é direcionado ao prematuro que mais precisa do alimento naqueles níveis.

O trabalho é minucioso e realizado com destreza pelos profissionais que trabalham no Banco de Leite e atendem as doadoras com extremo cuidado. Existem casos de mães que doam o leite apenas para o seu bebê, que está internado. Por conta do estado dos filhos, as mães chegam ao banco de leite sensíveis e um trabalho de acolhimento é realizado. O Banco de Leite Municipal atende em condições um tanto quanto incondizentes com o trabalho realizado, à beira da precariedade, sob o prédio do Palácio da Saúde (no centro). Na unidade, estão lotados 6 servidores (as) nas funções de escriturária, enfermeira, auxiliar de enfermagem e motorista. O trabalho gira em torno da recepção de doadoras, instrução de como ordenhar o leite e também da coleta dos recipientes que são abastecidos semanalmente pelas doadoras. O Banco de Leite se desdobra para atender, com os estoques pela metade, 89 bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Estoque se mantém com a metade do necessário

Para a manutenção das doações, a conscientização e convencimento são extremamente importantes porque grande parte das doadoras só faz a coleta por, no máximo, 3 meses. Depois desse período, o interesse cai e as doações são interrompidas. O leite doado é o excesso, que não é consumido pelo bebê e, em alguns casos, chega a incomodar as mães. Além disso, existem as mães que reconhecem a importância de doar. Se você está amamentando ou conhece alguém que está na fase do aleitamento em Prudente ou na região, indique o Banco de Leite Municipal.

O trabalho é muito importante e ajuda a salvar vidas de bebês prematuros. Para ser uma doadora, ligue para o banco de leite. O telefone é o (18) 3226-3430

imprensa

    Deixe uma resposta