Conquista: após reivindicação do sindicato, prefeitura de Santo Expedito altera referência de cargos

Conquista: após reivindicação do sindicato, prefeitura de Santo Expedito altera referência de cargos

Foi votado, na noite da última terça-feira (9), o Projeto de Lei Complementar (PLC) Nº 07/2023, que altera a referência salarial de 22 cargos do funcionalismo municipal. Cabe lembrar que a reestruturação nas referências foi uma das principais reivindicações abordadas nas últimas mesas de negociação entre sindicato e prefeitura.

Os cargos de Atendente, Braçal, Coveiro, Conselheiro Tutelar, Inspetor de Alunos, Merendeira, Monitor de Transporte Escolar, Servente, Serviços Gerais, Vigia e Zelador, que pertenciam à R08, foram movidos para a R13. Também foram para a R13 as funções de Agente de Serviços e Escriturário I. Além destes, saindo da R12 para a R14, foram transportados os cargos de Motorista e Tratorista. Já para a Referência de número 16, foram movidos os Auxiliares de Enfermagem, de Manutenção e Coordenador IEC. Enquanto isso, os Auxiliares de Enfermagem dos PSF e os Fiscais de Serviço agora estão alocados na R23. O mesmo PLC ainda moveu a função de Fisioterapeuta da Referência 24 para a R26.


Na prática, a alteração na Referência destes cargos representa um aumento nas remunerações e adicionais relacionados, haja vista que os salários dos cargos são fixados pelas referências em que estão alocados. O Sintrapp acredita que este processo de reestruturação nas referências é de extrema importância para que se haja, além de remunerações mais adequadas, a cultura da valorização das servidoras e servidores pelo trabalho prestado e pelo serviço de qualidade que é oferecido à população.

Sintrapp faz reunião com prefeito de Santo Expedito

Sintrapp faz reunião com prefeito de Santo Expedito

Na quarta-feira (03), a direção do sindicato esteve no município de Santo Expedito com o objetivo de cobrar acerca das reivindicações dos (as) servidores (as). Depois de muita espera na porta do gabinete, os diretores foram recebidos pelo prefeito do município.

Durante a conversa, foram abordados alguns itens como a situação e as possibilidades de correção salarial dos (as) servidores (as) que estão com a remuneração inferior ao salário mínimo federal. Sobre este assunto, o prefeito informou que está estudando a possibilidade de mover, para outra referência, os cargos com faixas salariais menores do que salário mínimo. Está em elaboração um Projeto de Lei (PL) com mudanças nas referências 08, 10 e 12. Essas alterações vêm ao encontro das solicitações dos servidores e entre hoje e segunda-feira (08) o prefeito se reunirá com as vereadoras e vereadores da cidade e jurídico da prefeitura, com o objetivo de acertar os últimos detalhes para que o PL possa ir para apreciação e aprovação na Casa de Leis.

Também foi tratado acerca da questão da jornada de 1/3 do Quadro do Magistério. Sobre isto, o prefeito afirmou que a Secretária de Educação está estudando a adequação e implementação.

Nas próximas semanas o sindicato buscará novamente por uma agenda com o prefeito para verificar novas demandas e cobrar atualizações acerca do que foi discutido na última conversa.

Sintrapp faz trabalho de base em Santo Expedito

Sintrapp faz trabalho de base em Santo Expedito

Na última quarta-feira (08), os diretores do Sintrapp, Ângela e Gilmar estiveram em Santo Expedito realizando trabalho de base junto às servidoras e servidores do município. Na ocasião, os diretores levaram as novidades do sindicato para a categoria e sanaram as dúvidas das trabalhadoras e trabalhadores. Além disso, também foram feitas novas filiações.

Na agenda do dia também foi realizada uma reunião com o prefeito do município, onde foram discutidas as reivindicações da categoria. Durante a conversa, foi solicitado que a prefeitura reveja o índice de reajuste a ser aplicado nos salários (% 5.75) e no vale-alimentação dos trabalhadores. A pedido do Sintrapp, a Câmara suspendeu a votação do reajuste salarial, para que houvesse mais tempo para negociar os índices de reajuste junto ao executivo. Com relação aos dois índices (salário e vale-alimentação), o prefeito informou que o departamento de Finanças da prefeitura está elaborando um estudo do impacto financeiro para avaliar as possibilidades de aumento nos valores propostos. Depois de apresentado o estudo, o prefeito se comprometeu a chamar uma nova reunião com o sindicato e uma comissão representante da categoria para conversar acerca da proposta.


Ainda com relação às leis federais, o sindicato reforçou a necessidade da aplicação da Lei do Piso do Magistério, no tocante à remuneração das servidoras e servidores lotados nas funções integrantes do Quadro do Magistério (QM).

Sintrapp e comissão de servidores negociam com administração de Santo Expedito

Sintrapp e comissão de servidores negociam com administração de Santo Expedito

Na segunda-feira (13) a direção do Sintrapp e uma comissão de servidoras e servidores de Santo Expedito se reuniram com o prefeito do município para negociar as reivindicações da categoria para a Campanha Salarial.

Entre as principais reivindicações, é pleiteado um reajuste de 10% nos salários de todas e todos os servidores do município. A reunião teve também o objetivo de pedir a retirada e revisão do Projeto de Lei (PL) que propõe apenas a aplicação da Inflação na correção salarial. Tal PL foi enviado para votação da Câmara na sessão de amanhã (14), terça-feira. Acerca da solicitação, a administração informou que avaliará a possibilidade e até o fim do dia de hoje deverá retornar acerca da retirada ou manutenção do texto do PL que foi enviado para a votação das vereadoras e vereadores.

No vale-alimentação, o sindicato, as servidoras e os servidores reivindicam um aumento de R$ 100,00, o que representa um aumento de 33% no atual valor.

Além destes, também é solicitado o cumprimento das Leis que estabelecem os Pisos Nacionais, como a Lei do Piso do Magistério, dos Agentes e da Enfermagem.

Cabe destacar que a pauta de reivindicações foi estabelecida pelas servidoras e servidores de Santo Expedito em uma assembleia que aconteceu em 19 de dezembro de 2022.



A reunião de hoje dá continuidade ao trabalho de base realizado na última semana, também em Santo Expedito.

🚨 Assembleia com profissionais de Enfermagem

🚨 Assembleia com profissionais de Enfermagem

Atenção Enfermeiros (as), Técnicos (as) e Auxiliares de Enfermagem dos municípios de: Alfredo Marcondes, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Estrela Do Norte, Euclides Da Cunha, Flora Rica, Iepe , Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, Lucélia, Mariapolis, Mirante Do Paranapanema,Nantes, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Piquerobi, Pracinha, Presidente Prudente, Ribeirão Dos Índios, Sagres, Salmourão, Sandovalina,Santo Expedito, São João Do Pau D’alho e Tarabai.

Na sexta-feira (10) acontecerá uma assembleia online para deliberar acerca do Dia Nacional de Mobilização! Participe!

Sintrapp realiza trabalho de base no municipio de Santo Expedito

Sintrapp realiza trabalho de base no municipio de Santo Expedito

Durante toda manhã desta terça feira, (7) os diretores Gilmar Nascimento, Sergio Diniz e Ângela Rubini estiveram em trabalho de base no municipio de Santo Expedito. Conversando com os trabalhadores/as do município levantando prioridades de reivindicações e também em agendamento com o prefeito sobre a pauta da campanha salarial que está em andamento.

Na reunião, o prefeito pontuou que encaminhará à Câmara, ainda esse mês, o Projeto de Reajuste salarial dos servidores.

O Sintrapp, estará acompanhando e assim que a câmara retornar do recesso, se reunirá aos vereadores para conhecer as propostas e dialogar novamente com trabalhadores para ver se comtemplam as reivindicações.

Sintrapp organiza assembleia de campanha salarial para municípios da região

Sintrapp organiza assembleia de campanha salarial para municípios da região

Na noite de 19 de dezembro aconteceu a assembleia geral com as servidoras e servidores de municípios que fazem a revisão geral de salários em janeiro. O evento, que aconteceu de forma online, reuniu trabalhadoras e trabalhadores das cidades de Anhumas, Estrela do Norte, Inúbia Paulista, Irapuru, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Ribeirão dos Índios, Sagres, Salmourão e Santo Expedito.

Iniciando os trabalhos, a presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, informou que a opção pela assembleia de forma online foi feita por conta do período do fim de ano, que dificulta a participação de todas e todos em eventos presenciais. “Cada município tem suas especificidades, porém existem pautas em comum que podem ser estabelecidas e discutidas nesta assembleia, como os índices de reajuste salarial e aumento no vale-alimentação”, complementou.

Conforme projeções levantadas pelo Sintrapp junto aos técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), espera-se que a inflação acumulada se aproxime de 6%. A sindicalista destacou que os municípios são obrigados a aplicar a reposição da inflação. Porém, o índice de aumento real – aquele que ultrapassa a inflação e representa um ganho salarial – deve ser discutido e negociado em cada cidade. Além disso, Luciana lembrou que o cumprimento das Leis que regulam os Pisos Nacionais (dos Agentes, da Enfermagem e do Magistério) são itens permanentes nas Pautas e serão encaminhados juntamente com as reivindicações relacionadas à data-base.

A Presidenta da Confederação dos (as) Trabalhadores (as) no Serviço Público Municipal (Confetam), Jucélia Vargas, esteve presente na assembleia a pedido do Sintrapp. A fala da dirigente teve o objetivo de informar acerca da Campanha Salarial 2023 organizada pela Federação. Durante sua fala, Jucélia destacou que o funcionalismo está em “um momento onde ainda vivenciamos o resultado de muitos retrocessos, de ataques aos serviços públicos e às servidoras e servidores”. A sindicalista citou o tema da campanha “Valorize quem cuida de você: reajustes, pisos, e carreiras já!”, e relacionou o mote com “a defesa do serviço público que deve acontecer em todos os espaços, pois o serviço público é o patrimônio daqueles que não têm patrimônio”.



Depois de feita a apresentação da Confetam, a assembleia seguiu para definir e discutir os itens das Pautas de Reivindicações dos municípios. Cada cidade esteve representada, ou por uma servidora ou servidor, ou pela diretora ou diretor sindical responsável pela atuação do Sintrapp no município.

Considerando as discussões, o Sintrapp encaminhou para as prefeituras a pauta de reivindicações com uma porcentagem de reajuste salarial que alcance 10% de atualização, incluindo o índice inflacionário. Já no vale-alimentação, a categoria estabeleceu que deverá ser solicitado um aumento de R$ 100,00.

A presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, acredita que a assembleia realizada de forma online, com um grupo de municípios, ajuda a entender melhor a realidade da região com relação à questão salarial e de direitos. O sindicato destaca que reivindicações específicas serão elencadas e encaminhadas à administração conforme forem identificadas as demandas. Havendo atualizações acerca do agendamento de reuniões de negociação com as prefeitas e prefeitos, as servidoras e servidores serão notificados, convidados a participar na forma de uma comissão representante e posteriormente informados acerca do resultado dos debates.

🚨 ASSEMBLEIA DE CAMPANHA SALARIAL DA REGIÃO 🚨

🚨 ASSEMBLEIA DE CAMPANHA SALARIAL DA REGIÃO 🚨

Na segunda-feira (19), às 18h, o Sintrapp organizará a assembleia de Campanha Salarial 2023 para os municípios de Anhumas, Estrela do Norte, Inúbia Paulista, Irapuru, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Ribeirão dos Índios, Sagres, Salmourão e Santo Expedito.

O evento acontecerá de forma online. O link será disponibilizado no site e redes sociais do Sintrapp 15 minutos antes do início da reunião.

Na região, Sintrapp reivindica 40% de insalubridade para todas e todos os servidores da Saúde

Na região, Sintrapp reivindica 40% de insalubridade para todas e todos os servidores da Saúde

“Considerando que os trabalhadores que atuam na área da saúde, em todos os setores, estão em contato direto com os usuários da rede municipal de saúde e, portanto, ainda mais vulneráveis aos agentes biológicos do que em condições normais”, o sindicato enviou ofícios reivindicando o pagamento de 40% de insalubridade para todas e todos os servidores da área da Saúde dos municípios que compõem base de atuação do Sintrapp.


A solicitação também foi feita pensando no período de pandemia e nos riscos a que estes profissionais estão expostos diariamente enquanto desempenham suas funções. A presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, acrescenta que a reivindicação faz parte de uma campanha em prol da efetiva valorização das servidoras e servidores da Saúde. “Esperamos que as prefeitas e prefeitos considerem e atendam a reivindicação. Assim, estas servidoras que são tão importantes na linha de frente contra a Covid-19, se sentirão um pouco mais reconhecidos”, comenta