Enfermagem da região faz ato em prol do Piso Nacional

Na terça-feira (14) aconteceu, em todo o Brasil, um dia Nacional de mobilização em prol da aplicação do Piso Nacional da Enfermagem. Na região, servidoras e servidores lotados nas funções de Enfermeiro, Auxiliar e Técnico de Enfermagem fizeram um dia de paralisação e atos.
Em Mirante do Paranapanema, profissionais se concentraram às 8h em frente à ESF Dr. Tércio Pessoa, que fica na entrada do município, e seguiram em passeata pelas principais ruas de Mirante do Paranapanema.
Com faixas, balões, apitos e nariz de palhaço as servidoras e servidores pararam em frente do Paço Municipal e da Secretaria de Saúde. A passeata foi concluída na Subsede do Sintrapp. Nas faixas, a frase “Durante a Covid estivemos ao seu lado.
Agora fique do nosso. Piso já!” se destacava como um apelo feito para a população.
Já em Presidente Prudente, as servidoras e servidores se reuniram na rampa do paço municipal com cartazes para cobrar a reivindicação.
Na ocasião, a presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, e a servidora Solange Ribeiro se reuniram com o secretário de administração do município para apresentar a reivindicação e cobrar urgência na aplicação do Piso.
Reunião com o prefeito e secretário de saúde foi solicitada.
Em Euclides da Cunha, servidoras e servidores da Enfermagem organizaram um ato na UBS Vereador Antônio Teixeira “Batata” também com o objetivo de dar visibilidade e cobrar agilidade na aplicação do Piso Nacional.
A diretora Alice Capatto conta que a mobilização da categoria a nível nacional é de extrema importância para pressionar a aprovação e aplicação do Piso Nacional com a agilidade necessária. “Estas trabalhadoras e trabalhadores fazem parte da área da Saúde, que foi tão evidenciada durante o período mais crítico da Pandemia. Porém, apesar do trabalho feito na linha de frente, não obtiveram conquistas, valorização ou reconhecimento efetivo de suas funções”, comenta.
A presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, enfatiza que a reivindicação do Piso se arrasta há algum tempo e vem sofrendo com a morosidade no processo de aplicação. “As trabalhadoras e trabalhadores da Enfermagem merecem ser valorizados, não só pela atuação durante a pandemia, mas por toda a qualidade do serviço prestado no cuidado com a população que precisa dos serviços públicos na área da saúde”, acrescenta a sindicalista enfatizando que este é apenas um “esquenta” para a greve geral que se dará em 10 de março.
Em paralelo à realização dos atos nos municípios, o diretor Sérgio Diniz, e os Auxiliares de Enfermagem Claudia Lopes Biajante e Luiz Jorge Barbosa estão em São Paulo, representando o Sintrapp e as servidoras e servidores municipais da região na assembleia geral em prol da aplicação do Piso. O evento está acontecendo na quadra do Sindicato dos Bancários.
Também com o objetivo de pressionar para que haja mais agilidade na implantação do Piso, está prevista com início em 10 de março a Greve Nacional da Enfermagem, estabelecido pelo Fórum Nacional da Enfermagem.
Deixe uma resposta