Primeira mesa de negociação da Campanha Salarial em Prudente abre caminho para conquista de reivindicações

Primeira mesa de negociação da Campanha Salarial em Prudente abre caminho para conquista de reivindicações

Primeira mesa de negociação da Campanha Salarial em Prudente abre caminho para conquista de reivindicações

Na manhã da quarta-feira (8) a direção do Sintrapp esteve no Paço Municipal de Presidente Prudente, em reunião com representantes da administração para discutir os itens elencados na Pauta de Reivindicações 2023. Tais itens foram definidos e aprovados em assembleia junto à categoria, na noite de 2 de fevereiro.

Durante a reunião que aconteceu entre representantes do sindicato, chefe de gabinete e os secretários de administração e finanças do município, além do procurador jurídico do município e a responsável pelo RH, foram debatidas possibilidades para conceder o que é reivindicado na Pauta. Cabe destacar que a administração recebeu o ofício que informou acerca dos itens solicitados pela categoria via e-mail, no dia seguinte à realização da assembleia.

No início da mesa a presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, informou que o objetivo da agenda era debater as reivindicações gerais, elencadas durante a Assembleia de Campanha Salarial. Reivindicações mais específicas de cargos ou secretarias continuarão sendo discutidas em outras reuniões.

Clique abaixo para ler o ofício da Pauta.

No decorrer da reunião, o secretário de administração reconheceu que o salário das servidoras e servidores está abaixo do que se espera pela qualidade dos serviços que é prestado. A afirmação foi feita considerando a realidade de servidoras e servidores com salários defasados. Durante a fala, o secretariado concordou com a afirmação.

Acerca do primeiro e principal item da pauta, o reajuste salarial, onde foi solicitado reposição de 10%, a presidenta do sindicato enfatizou que o índice foi estabelecido com base na inflação acumulada no último período e também considerando a ausência de um reajuste em 2021, quando o reajuste não foi concedido por conta do congelamento salarial das servidoras e servidores pela vigência da Lei Nº173.


Ainda sobre o mesmo índice, o sindicato defendeu a reivindicação da aplicação de 10% de reajuste também ao abono de R$ 255,00, que foi concedido às servidoras e servidores ativos e inativos. “Como o abono tem um valor fixo, que desde de a sua implantação nunca foi reajustado, o dinheiro vai se desvalorizando”, comentou. Sobre este ponto, o sindicato defende que o reajuste seja aplicado automaticamente a cada data-base no mesmo índice do que é concedido aos salários da categoria.

A solicitação de alteração dos cargos componentes da Ref 01 para Ref 11 também foi lembrada na reunião como um item que foi incorporado à Pauta de Reivindicações durante a assembleia de Campanha Salarial.

Também foi citada a reivindicação que cobra a aplicação correta dos Pisos Nacionais (Magistério, Agentes e Enfermagem) de forma que sejam respeitadas as carreiras. Além desta, foi reforçada a necessidade da criação de implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) e também a solicitação que pede para que sejam cessados os prejuízos gerados pela Lei Nº173 na contagem de tempo das servidoras e servidores para aquisição de  direitos, como os biênios e licenças-prêmio.

Ainda durante a conversa, o Chefe de Gabinete da prefeitura, Luiz Edson de Souza, convidou o sindicato a sugerir e participar das discussões referentes às finanças do município. A participação teria o objetivo de deixar provisionado, no âmbito financeiro, possibilidades para que reivindicações da categoria sejam conquistadas.

Sendo esta a primeira reunião de negociação, os secretários se comprometeram a apresentar pareceres ou contrapropostas às reivindicações apresentadas. Acompanhe notícias nas redes sociais e do sindicato e no site.

imprensa

    2 Comentários

    Ailton Alves Carneiro Publicado em1:56 pm - fev 9, 2023

    Parabéns por todas as iniciativas… ativas, seja na área social, trabalhistas,etc.
    AVANTE SEMPRE
    SITRAPP sob o comando da nossa presidente LUCIANA TELLES e diretores da EXECUTIVA

    Celma Félix de Barros Publicado em7:20 pm - fev 9, 2023

    Falou-se em aumentar a referência 01 e as outras ,no caso de inspetor de alunos?

    Deixe uma resposta