Rateio do Fundeb para todas e todos da educação é aprovado depois de mais de um mês de luta

Depois de muitas idas ao paço municipal, o Sintrapp, as servidoras e servidores da secretaria de educação conquistaram o rateio das sobras do Fundeb. Esta conquista representa um grande passo para as servidoras e servidores da educação, que conseguiram impedir que os recursos remanescentes do Fundeb 2021 fossem perdidos. A presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, ainda enfatiza que além de evitar que os valores fossem devolvidos “a categoria também conseguiu conquistar o cumprimento de uma lei recém-sancionada, que estende o pagamento do rateio para todas e todos os servidores da educação”.

A mobilização durou cerca de um mês e envolveu, inicialmente, servidoras e servidores do quadro do magistério, haja vista que pela legislação anterior – que foi modificada pela Lei N°14.276/2021, sancionada ontem (28),- apenas esta parcela das servidoras e servidores fazia jus ao pagamento da subvinculação, conhecida como rateio.
A Sintrapp destaca que a luta, na situação apresentada, teve o objetivo de impedir que os recursos remanescentes do que foi enviado pelo Fundeb 2021 fossem devolvidos.
Vale ressaltar que os ocupantes do quadro do magistério ainda não estão sendo valorizados de acordo com a lei nacional.
Agora, a luta é pela adequação dos salários em conformidade ao piso nacional e, conforme delibeiração tirada em assembleia, se isso não for corrigido pela administração, tais profissionais iniciarão o ano letivo em greve.
O sindicato ainda ressalta que as estratégias da luta já foram deliberadas assembleia e todas as ações da entidade são pautadas no respeito às leis que regem a carreira, o funcionalismo e o país como um todo.
Deixe uma resposta