Retrospectiva do Sintrapp: janeiro, fevereiro e março de 2019

Retrospectiva do Sintrapp: janeiro, fevereiro e março de 2019

Retrospectiva do Sintrapp: janeiro, fevereiro e março de 2019

Janeiro

14/01 – Em uma reunião na administração, o sindicato foi informado pela prefeitura que, depois das lutas do ano anterior, os pagamentos referentes às vendas de parte das férias seriam feitos de forma parcelada, seguindo a ordem dos pedidos.

22/01 – No mesmo mês o Sintrapp realizou a assembleia de campanha salarial em Prudente. O objetivo da reunião, marcada para a noite do dia 22, foi de levantar as principais reivindicações e ouvir todas e todos sobre as demandas da categoria

28/01 – Ainda em janeiro, a direção do sindicato se reuniu para replanejar as atividades que foram pensadas para todo o mandato. A ideia foi avaliar as atividades que já haviam sido desenvolvidas e também organizar, por prioridade, as agendas do ano que estava por vir. O replanejamento é uma atividade de construção coletiva, onde são estabelecidos objetivos e responsáveis.

Fevereiro

06/02 – Logo no começo do segundo mês de 2019 o Sintrapp esteve na câmara e convocou todas as servidoras e também os servidores de Prudente. Objetivo da presença na sessão foi o de acompanhar a denúncia feita contra o vale alimentação dos servidores. A denúncia dizia que o benefício deveria ter seu valor diminuído nos meses em que houve deflação na economia.  Em uma vitória dos trabalhadores, a câmara arquivou o pedido. Na ocasião, o sindicato também aproveitou para entregar a pauta de reivindicações dos servidores, que foi estabelecida na assembleia do dia 22 de janeiro.

15/02 – A diretoria do sindicato fez uma visita ao banco de leite humano de Prudente. A ideia era conhecer um pouco mais do trabalho que era desenvolvido pelas servidoras e servidoras da unidade.  Os profissionais disseram da importância do local, mas também ressaltaram o quão difícil é trabalhar e atender a demanda com apenas metade do estoque necessário. O objetivo era dar visibilidade e também valorizar o trabalho que salva vidas de bebês prematuros.

18/02 – Também visitamos uma exposição dos trabalhos artísticos criados por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A unidade fica aberta 24h e atuam cerca de 30 servidoras e servidores das mais diversas funções.

25/02 – Em uma reunião com vários representantes da prefeitura, a administração admitiu que estava enfrentando dificuldades financeiras. Foi o início de um período de grandes incoerências da gestão Bugalho. O número de contratados em cargos comissionados só aumentava, mas nas negociações da pauta de reivindicações a prefeitura sempre repetia a mesma história da falta de dinheiro. Desde então o sindicato chamou a categoria para se mobilizar por seus direitos e ir contra o excessivo número de cargos em comissão. Nas conversas, o sindicato sempre cobrava a revogação do decreto que suspendia os pagamentos das vendas das férias. Na ocasião, a prefeitura se comprometeu que, com a venda da folha de pagamento dos servidores (prevista para abril), quitaria sua dívida com as trabalhadoras e trabalhadores.

25/02 – O sindicato e servidores acompanharam a sessão da câmara. Desta vez, porque a prefeitura enviou para votação uma proposta de diminuição no valor dos precatórios.  A medida prejudicava diretamente as trabalhadoras e trabalhadores que tinham valores para receber da administração. Isso porque o objetivo era diminuir o precatório de R$28.110,00 para R$5.839,45. Se uma dívida da prefeitura ultrapassa o valor limite do precatório, significa que ela irá para uma lista e será paga em um prazo muito maior do que as outras.  Por conta da mobilização, o Projeto de Lei (PL) foi recusado pelos vereadores.

27/02 – O sindicato também marcou presença na primeira audiência pública para discutir as prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020. Na audiência, a fala do sindicato foi feita no sentido de garantir que sejam mantidos direitos já conquistados e também de colocar na previsão orçamentária reivindicações como o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).

28/02 – Ainda em fevereiro, no último dia do mês, as aposentadas sofreram com a demora para o pagamento cair na conta. Como é de costume, os idosos esperavam na porta da agência bem antes do banco abrir, mas foram surpreendidos com a falta do pagamento. O valor do benefício só ficou disponível depois das 11h30. Já era a terceira vez que o problema acontecia. O sindicato esteve na agência e buscou entender o que causava o problema. Depois deste episódio, não houveram mais atrasos nos pagamentos dos aposentados.

Março

15/03 – O Sintrapp organizou uma assembleia com as servidoras e servidores de Sandovalina. Objetivo era dar retorno para a categoria sobre o que foi negociado da pauta da campanha salarial. Além disso, aproveitando a reunião, o sindicato chancelou os representantes dos servidores escolhidos para composição do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município.

17/03 – O mês de março teve várias atividades relacionadas à luta da Mulher. Em 2019 o sindicato organizou a primeira edição da Caminhada de Mulheres do Sintrapp. O evento aconteceu no dia 17 e a caminhada reuniu mulheres servidoras de todas as idades em um momento de pensar na promoção da saúde e na importância de exercícios físicos para o bem estar e prevenção de doenças. A entidade também reafirmou seu apoio à luta feminina e busca envolver a sociedade em uma ampla discussão sobre o combate e a prevenção da violência contra a mulher

19/03 – Apesar de ser o mês das mulheres, outras participações não foram esquecidas. O Sintrapp participou da 2ª Conferência Municipal de Educação de Prudente. “Revisando o Plano Municipal de Educação – PME” foi o tema do evento.

19/03 – No mesmo dia, foi eleita a nova gestão do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Prudente. A diretora Sonia Auxiliadora é a atual presidenta do órgão que tem o objetivo de  fiscalizar o governo municipal na execução do Programa de Assistência e Educação Alimentar junto aos estabelecimentos de educação educação infantil e ensino fundamental mantidos pelo município, mobilizando a participação de órgãos públicos e da comunidade na execução de seus objetivos.

19/03 – Também em 19 de março, no período da noite, aconteceu a assembleia de definição da pauta de reivindicações das servidoras e servidores de Piquerobi. Logo depois do evento, enviamos a pauta estabelecida para a prefeitura do município e solicitamos uma reunião para negociar os itens com a administração.

22/03 – O sindicato participou da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Prudente. O tema do evento foi “A Consolidação do SUS para a Manutenção do Direito à Saúde”.

22/03 – O dia 22 foi marcado por dois grandes eventos dos quais o Sintrapp organizou e participou: o Dia Nacional Contra a Reforma da Previdência e também um ato da Campanha Salarial de Prudente.

25/03 – O departamento jurídico também informou aos servidores de Sagres o êxito nas ações que pediam o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores do município que fazem jus. Na época, os processos já estavam na fase final.

29/03 – A diretoria do sindicato também participou da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Foram debatidos os “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

29/03 – O Grupo Sorriso, que é formado por aposentados da prefeitura e que se reúne toda quinta-feira na sede do sindicato fez um passeio muito gostoso ao Clube de Campo San Fernando. O Sintrapp tem convênio com o clube e oferece desconto aos sindicalizados.

25/03 – Já tradicional, a Tarde das Mulheres aconteceu no salão da Apea. O evento foi um momento de refletir a luta das mulheres e confraternizar com as amigas servidoras. 

29/03 – Em alusão ao Mês da Mulher, o sindicato fez a apresentação do filme as Sufragistas na noite de 29 de março. O filme conta a história do movimento britânico homônimo que se originou da luta pela conquista do direito ao voto das mulheres.

Está gostando da retrospectiva? Já está no ar a publicação referente aos meses de abril, maio e junho de 2019. Clique aqui para ver 😉

imprensa

    Deixe uma resposta