Servidora recebe cartão de prata no encerramento da Semana Municipal da Consciência Negra

Na noite da última sexta-feira (19), a servidora Dulcineia Beirigo de Souza, coordenadora pedagógica, recebeu um cartão de prata em reconhecimento pelo destaque junto à comunidade negra prudetina. O evento fez o encerramento da Semana Municipal da Consciência Negra, organizada pelo Conselho Municipal da Igualdade Racial (Comir) em parceria com a Prefeitura Municipal.

Durante sua fala, a servidora contou um pouco de sua história e do sonho “o fato de estar aqui, recebendo esta homenagem, me diz muito e me faz uma pessoa melhor. “Sinto-me lisonjeada porque além de negra, sou mulher e pobre. isso não é pouco em um país racista, machista e com grande desigualdade social”.

A servidora comentou que “em momentos como este, a tal meritocracia é muito lembrada. Porém, digo que só estou aqui por conta da oportunidade que tive, que aconteceu por meio da escolha pública que me acolheu desde sempre!”. Dulcineia enfatizou que sonha com o dia em que nenhuma pessoa, por conta de seu tom de pele, precise se esforçar tanto quanto ela para estudar. “Sonho, com o dia em que nenhuma pessoa, por conta da sua cor, precise lutar para sobreviver ao invés de viver”, acrescenta.

Para finalizar, Dulcineia citou uma frase de Angela Davis que diz que “Em uma sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”. Além dela, também foram homenageados Isaura de Jesus dos Santos, Lucimeire Silva Nogueira e Filadélfio José dos Santos.
Deixe uma resposta