Sintrapp defende implantação de Piso Nacional da Enfermagem

Tramitando pela Câmara dos Deputados sob o N° 5640/2020, o Projeto de Lei que propõe a implantação de um piso nacional da enfermagem deve ser apreciado em votação nos próximos dias.
Na proposta, o valor mínimo para remuneração das enfermeiras e enfermeiros é de R$7.616. Já os técnicos e auxiliares de enfermagem receberão 70% e 50% do piso do enfermeiros, respectivamente.
A proposta também versa sobre a jornada da categoria. Caso aprovada, a carga horária diária será de 6h diárias e 30h semanais. Os horários para além da jornada deverão ser pagos em um acréscimo nos salários.
O Sintrapp, como representante das servidoras e servidores municipais, vê a implantação do piso como uma grande conquista para a categoria. Para a presidenta da entidade, Luciana Telles “a existência de um piso nacional regulamenta a condição salarial destes profissionais que desempenham funções tão importantes para a saúde da população”.
A sindicalista ressalta que todas as profissões são importantes. Porém, em um momento de crise em saúde, como a pandemia em que o mundo e o Brasil enfrentam, as trabalhadoras e trabalhadores devem se sentir reconhecidos e motivados. “Uma remuneração justa e adequada é um dos pilares para que as servidoras e servidores sintam-se valorizados”, comenta.
Além disso, o estabelecimento de um piso nacional reduz as desigualdades de remuneração entre servidoras, servidores e trabalhadores de instituições particulares.
Tema de perfil – Piso Nacional da Enfermagem
O Sintrapp elaborou um tema de perfil do Facebook para que todas e todos possam demonstrar apoio à aprovação do Projeto de Lei. Acesse e aplique à sua imagem de perfil!
Deixe uma resposta