Sintrapp e Agentes de Sandovalina reivindicam pagamento do Piso Nacional no salário-base

Sintrapp e Agentes de Sandovalina reivindicam pagamento do Piso Nacional no salário-base

Sintrapp e Agentes de Sandovalina reivindicam pagamento do Piso Nacional no salário-base

Em reunião na manhã da última segunda-feira (5), o Sintrapp, uma comissão de servidoras e servidores lotados na função de Agente Comunitário de Saúde e também representantes da administração de Sandovalina discutiram a forma pela qual foi feita a correção salarial dos agentes com relação ao Piso Nacional da categoria.  Ao fim da conversa, ficou decidido que a administração irá analisar a possibilidade de implantar o piso no salário-base, substituindo a complementação que foi aplicada para adequar o valor pago ao estabelecido pelo referido piso. Uma nova reunião ficou agendada para 26 de setembro, ocasião em que a administração deverá dar um parecer acerca da solicitação.

O Agente Comunitário Jim Richard acredita que este foi “um ótimo primeiro passo a ser dado para que os ACS possam receber, nos salários-base, o valor que é direito da categoria”.  Jim, que é servidor há 1 ano, avalia que a equipe da administração se mostrou receptiva a ouvir as reivindicações das trabalhadoras e trabalhadores.

Jim ainda destaca que “os ACS são a ponte entre o usuário e o SUS, somos nós que vamos à casa dos pacientes, promovemos a saúde, prestamos orientações e acompanhamos os pacientes”. O agente comenta ainda que se sentem, por muitas vezes, parte do núcleo familiar que visita. “Vejo a função como sendo de suma importância, e ver como estamos sendo reconhecidos é um elemento propulsor a mais em nossas atividades cotidianas”, conclui.

A presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, comenta que a atualização salarial promovida por conta da adequação ao Piso representa uma grande conquista para as servidoras e servidores lotados na função de Agente. “Se o piso existe e é estabelecido na forma de uma Lei, ele deve ser cumprido em sua integralidade, tanto para valorizar as servidoras e servidores, quanto para garantir a manutenção do envio dos recursos por parte do Governo Federal”, comenta Luciana. A sindicalista destaca a urgência de que o complemento seja, o quanto antes, transferido para o salário-base das servidoras e servidores.

Além da reivindicação com relação ao Piso, as servidoras e servidores também solicitaram que seja editada uma Lei que regulamente e autorize o repasse do incentivo dos agentes, na forma do chamado 14º Salário. Cabe lembrar que o valor era transferido para os Agentes de Saúde, porém, por conta de alterações na Lei Federal que regulamenta o repasse, foi estabelecida a necessidade da criação de legislação municipal para regularizar a situação.

Além das negociações relacionadas ao piso dos Agentes de Saúde, houve uma segunda reunião com a administração para discutir a situação de algumas servidoras e servidores da área da saúde, que também apresentaram reivindicações e demandas.

imprensa

    Deixe uma resposta