Sintrapp e Prudenprev realizam o 2º Seminário Previdenciário aos servidores

Sintrapp e Prudenprev realizam o 2º Seminário Previdenciário aos servidores

Sintrapp e Prudenprev realizam o 2º Seminário Previdenciário aos servidores

Durante toda essa quarta feira (16), servidoras e servidores municipais de diversas secretarias participaram do “2° Seminário Previdenciário” realizado pelo Sintrapp em parceria com a Prudenprev ( Sistema Próprio de Previdência da categoria). O evento aconteceu no Auditório Valdenice Dantas Martins, localizado na sede administrativa da Prudenprev. O objetivo do Seminário é de disseminar a educação previdenciária visando aproximar os servidores públicos municipais das temáticas ligadas ao Regime Próprio de Previdência Social, bem como, proporcionar aos participantes informações a respeito dos aspectos previdenciários gerais.

Logo pela manha os membros da Superintendência Previdenciária da Prudenprev, Sr. João Donizete Veloso dos Santos, Edneia Aparecida Vangelita Beloni e Selma Elias Benicio Calé realizaram um apresentação geral sobre o Funcionamento da Prudenprev, além de abrir para perguntas e duvidas sobre o Sistema.
Para Selma Calé, que é a representante do Sintrapp na Prudenprev, “Eventos como este possibilitam trazer o servidor(a) da ativa mais próximo, também faz com ele entenda melhor como é e para que serve as demandas, além de ficar por dentro de quais os benefícios a que tem direito. Essa é uma parceria que tem dado certo graças ao comprometimento do dois lados, proporcionamos educação previdenciária aos servidores, isso é importante, precisamos ter em mente que a Prudenprev é patrimônio do servidor!”

“Angústias e hesitações da vida pós-trabalho podem ser superadas com programação adequada” foi o comentário da psicologa Dyenifer Rodrigues da Silva,que trouxe aos participantes a palestra “Preparação para aposentadoria: uma abordagem psicológica” Para ela Uma pessoa que tenha planejado de forma mais consciente como usar seu tempo depois da aposentadoria pode encarar de forma mais positiva a nova fase, uma vez que toda mudança gera desconfortos. Entre as inúmeras dicas destacamos: Planeje uma nova rotina; Se ocupe com atividades nas quais você gosta e se interessa; Faça as contas, se organize financeiramente ; Se aproxime ou se reaproxime de pessoas que o faça bem

No período da tarde os participantes tiveram a oportunidade de entender os impactos da PEC 6/2019 e aprofundar um pouco mais sobre a PEC Paralela, através da abordagem feita pelo Coordenador de Relações Sindicais do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos, José Silvestre Prado de Oliveira. A palestra de José Silvestre versou sobre os inúmeros ataques que os servidores públicos sofrem em seus direitos, dia após dia, os quais se intensificam com a PEC 6/2019. Inicialmente, ele fez um breve relato histórico traçando o caminho que percorremos de ataques aos direitos. Mencionou a PEC do TETO (EC 95) em 2016, que o Novo Regime Fiscal limita os gastos públicos com políticas sociais. Também a Lei da Terceirização (março de 2017) que retira restrições sobre o trabalho temporário e terceirização. Passando pela Reforma Trabalhista (julho de 2017) que altera a CLT e precariza as relações de trabalho. E a Reforma da Previdência que altera as regras de acesso e remuneração da previdência pública. Trazendo todo esse contexto ao desmonte do papel social do Estado.
Após as explanações os participantes puderam tirar suas duvidas através de perguntas.

Para a presidenta do SINTRAPP Luciana Telles, o evento superou as expectativas tanto na participação quanto no conteúdo. Proporcionar momentos de discussão e aprendizado aos servidores é muito importante, sabemos da maldade que é essa Reforma. Por isso é imprescindível que os servidores tomem conhecimento, se conscientizem e continuem engajados na luta contra a perda de direitos. Por nenhum direito a menos.

imprensa

    Deixe uma resposta