Sintrapp participa de roda de conversa sobre educação

“Estamos aqui para somar, realizar e resistir por um sonho de uma educação pública e de qualidade para todos e todas”, lembrou Luciana Telles, presidenta do Sintrapp, durante sua fala de abertura da roda de conversa que teve por tema Educação de Qualidade: Sonhos, Realidade e Resistência.
O evento, que foi organizado pela parceria entre o Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE) e o Sintrapp, aconteceu no Anfiteatro I da Unesp de Prudente na noite da última quinta-feira. A mediação da roda de conversa ficou por conta do Prof. Dr. José Luiz Sanfelice, que é pesquisador em educação. Nos últimos cinco anos, Sanfelice teve 14 artigos em periódicos e 19 capítulos publicados em livros relativos à história da educação, políticas da educação, democratização escolar e da sociedade, questões de resistência ao golpe de 1964 e relativas à gestão escolar e abordagem histórica. Além disso, também nos últimos 5 anos organizou 7 livros.
“Nem preciso dizer que para nós, do Sintrapp, é motivo de honra mais uma vez esta parceria com o GPFOPE. Num momento como esse, em que temos que nos juntar para salvar a educação e salvar as políticas públicas, não poderíamos deixar de estar juntos em mais uma parceria como essa”, lembrou a presidenta. Em sua fala, Luciana ainda comentou que “no momento de escolher o tema o evento pensamos em Educação de qualidade, que é o que sempre almejamos e sonhos porque precisamos sonhar. Além disso, a Educação é feita de sonho de realidade e de resistência. Na abertura, ainda foi ressaltado que tal sonho, de uma escola pública de qualidade para todos e todas está ameaçado, juntamente com as políticas públicas que são alvos do atual governo.

A Profª Drª Yoshie Ussami Ferrari Leite, líder do GPFOPE, destacou em sua fala que o momento pelo qual o Brasil passa é de descrédito, desânimo, incertezas, falta de ética, de calúnias, e de deterioração e desvalorização da Educação. “Em meio a essas mudanças arbitrárias e retrocessos descabidos do novo governo em relação à vida dos trabalhadores e as conquistas da educação pública brasileira realizamos essa roda de conversa sobre educação de qualidade”, comentou.
A Roda de Conversa
Depois da abertura do evento, Sanfelice citou a frase de Darcy Ribeiro que diz que “A crise na educação do Brasil é um projeto da elite contra o povo”, ressaltando a importância da educação na emancipação da população. Depois disso, também conduziu a roda de conversa lembrando que o sonho da educação é uma utopia, porém uma utopia que deve ser buscada, deixando de lado o seu sentido literal. Este é um dos papeis dos educadores e educadoras do Brasil, manter esta utopia viva e buscar aproximar a educação atual dos padrões mais desejáveis.
Além disso, em uma crítica ao programa Escola sem Partido, disse que “a educação deve formar para entender as relações de trabalho e não formar para o mercado de trabalho”, no sentido de dar condições para que o povo desenvolva consciência de classe.
Sanfelice ainda acrescentou que o pais vive uma ditadura disfarçada, citando o artigo “A Criminalização do Conhecimento”, de Judith Butler.
A realização desta atividade simboliza, para o GPFOPE e para a Unesp, a consolidação de uma luta insólita por uma Educação Pública laica, plural, gratuita, sem violência, de qualdiade, democrática e com professores valorizados. O evento também abriu as comemorações relativas ao 20 anos do GPFOPE.
Deixe uma resposta