Sintrapp traz o alerta para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

15 de Junho- Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas, em parceria com a Rede Internacional de Maus-tratos contra Idosos, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometida contra pessoas idosas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, um a cada seis idosos é vítima de violência no mundo. No Brasil, um levantamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelou que, em 2018, o Disque 100 registrou um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos em relação ao ano anterior.
O Sintrapp vê com preocupação esse crescimento e traz a discussão essa data, uma vez que este ano os idosos enfrentam um desafio ainda maior – o isolamento social- devido a pandemia.
Para a psicóloga Karina Anadão, a pessoa idosa, na maioria das vezes, em que sofre violência se vê enredada em uma situação dilema: como dependente de seu algoz (em geral a violência acontece dentro de casa) e também mantendo um vínculo afetivo intenso com o agressor, de modo que prefere silenciar, ciente das implicações da sua denúncia.
Outro ponto levantado pela psicóloga , foi que se por um lado costuma -se dizer que “a terceira idade é a melhor idade”, o idoso é pejorativamente, inúmeras vezes, caracterizado como “velho, inútil, demente “, e sendo colocado na posição de objeto, quando incorremos no ageísmo. Exemplo disso são as piadinhas recorrentes com o “carro cata véio”.
“ Uma sociedade que desvaloriza, desrespeita os seus idosos constitui uma sociedade adoecida, fazendo urgente a reflexão, a reformulação de seus conceitos, seus valores éticos e morais. Conclui karina
SINTRAPP reforça a importância de denunciar qualquer violência ou violação de direitos de idosos
Disque 100
Deixe uma resposta